EMSERH Logo Mobile
Governo promove ações em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa em Imperatriz
Governo promove ações em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa em Imperatriz
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou uma série de atividades neste mês de setembro e tem outras previstas para outubro no Centro de Referência Especializado em Atendimento Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi) de Imperatriz, em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.
A programação teve início em 24 de setembro, com a palestra "Idoso Consciente". Nesta terça-feira (30), os usuários participarão da atividade "Aprendendo a pesquisar na internet: informação ao alcance de todos". O ponto alto da programação acontecerá em 1º de outubro, com o evento "Ato público: Vozes da Experiência". A ação terá início às 8h, com atividades simultâneas em diferentes pontos da cidade — no Calçadão e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Coquelândia e Santa Lúcia —, em parceria com a Superintendência de Trânsito.
As atividades vão destacar a importância da mobilidade, do respeito e da inclusão, reforçando a pessoa idosa como protagonista no trânsito e na sociedade. Já no dia 3, será realizada uma palestra sobre "Direitos no Trânsito", e, no dia 10, a programação inclui uma atividade dedicada à prevenção do câncer de mama. Também estão previstos dois encontros de musicoterapia, sendo um no prédio da UEMASUL (17/10) e outro em parceria com uma escola infantil (24/10).
"Nesta primeira semana de outubro, celebramos algo muito maior do que uma simples data: celebramos a vida, a experiência e a sabedoria da pessoa idosa. É tempo de reafirmar o respeito, a valorização e o direito de cada idoso viver com dignidade", destacou a diretora-geral do Creaispi, Elma Karice Milhomem Veiga.
Creaispi Imperatriz
Fundado em 2021 e localizado na Avenida São Sebastião, no bairro Vila Nova, o Creaispi atende atualmente 780 idosos e oferta serviços nas áreas de cardiologia, geriatria, psiquiatria, psicologia, nutrição, psicopedagogia, enfermagem, fisioterapia, artesanato e educação física, além de exames laboratoriais. A unidade também dispõe de cotas para exames variados na Policlínica de Imperatriz.
"A Casa do Idoso é o melhor lugar que tem, é tudo de bom. Os profissionais que trabalham aqui são todos atenciosos e cuidam muito bem de todos nós", ressaltou o aposentado de 78 anos, José de Ribamar Batista de Castro.
O espaço, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), oferece atendimento integral a pessoas a partir de 60 anos, contemplando tanto a saúde física quanto o bem-estar emocional e social.
"Nossa casa é um espaço de saúde e acolhimento, que reafirma o idoso como protagonista da própria história. Aqui, cada vida é tratada com prioridade, cada história é valorizada e cada pessoa idosa é reconhecida com carinho e respeito", completou Elma Veiga.