Governo promove qualificação de profissionais da saúde na 14ª Oficina de Metodologias Ativas
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reafirma seu compromisso com a qualificação contínua dos profissionais da rede estadual de saúde.
A iniciativa incentiva a participação de coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente (NEPs) das unidades administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), na 14ª Oficina de Metodologias Ativas: pistas para pensar tecnologias educacionais em saúde.
O evento iniciou nesta segunda-feira (15) e segue até o dia 17 de setembro, na sede da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA).
Participaram da oficina representantes dos NEPs do Hospital da Ilha, Hospital de Cuidados Intensivos, Hospital Dr. Genésio Rêgo, Policlínicas da Cidade Operária e da Vila Luizão, Hemomar, Centro de Hemodiálise, CER TEA 12+, CER Olho d'Água e Shopping da Criança.
Para o gerente de Educação, Residência e Pesquisa da Emserh, Josafá Marins, investir em capacitação é prioridade. "É fundamental fortalecer os profissionais que atuam nos NEPs, pois eles são multiplicadores do conhecimento em cada unidade de saúde. Essa oficina contribui para aprimorar ainda mais esse trabalho, ampliando a capacidade de planejar e executar ações que impactam diretamente a qualidade do atendimento prestado à população", destacou.
A atividade foi conduzida por Alexssandra Gomes Barros, coordenadora pedagógica da ESP/MA, que apresentou metodologias inovadoras para uso em processos de ensino-aprendizagem na área da saúde. "Nosso objetivo é mostrar como as metodologias ativas podem tornar a prática educativa mais participativa, dinâmica e transformadora", afirmou.
Segundo a consultora da Gerência de Educação, Residência e Pesquisa da Emserh, Luiza Samara, a integração promovida pela oficina fortalece toda a rede. "A troca de experiências e o contato com novas ferramentas são fundamentais para que o conhecimento se traduza em melhorias reais dentro das unidades. A Emserh segue comprometida em garantir saúde de qualidade por meio de uma gestão que valoriza a educação permanente", ressaltou.
A iniciativa também foi elogiada pelos participantes. "É uma oportunidade muito válida, porque fornece ferramentas para que possamos produzir e multiplicar ações educativas dentro da nossa unidade, alcançando diferentes profissionais e fortalecendo a qualidade do cuidado prestado", disse Célia Pontes, do NEP do Hospital da Ilha.